quarta-feira, 16 de março de 2011

Crescimento e Desenvolvimento


3º ano 1º bimestre


Crescimento: É o aumento das dimensões corporais e se deve à multiplicação das células

Desenvolvimento: É o amadurecimento dos órgãos resultando no aprimoramento das funções. 

Etapas:

Infância: É o período que vai do nascimento até cerca de 10 anos, marcada pela aquisição de funções como andar, falar, coordenar movimentos. É dividida em fase de lactente (0 a 2 anos), fase pré escolar (2 a 7 anos) e fase escolar (7 a 10 anos)

Adolescência: Período que vai dos 10 aos 18 anos, tem como maior característica o desenvolvimento da capacidade reprodutiva.   

Fatores:

Hereditariedade: Impõe os limites dentro dos quais ocorrerão o crescimento e o desenvolvimento. Cada indivíduo apresenta particularidades e um ritmo próprio que representam a sua constituição, esta pode ser:

Hormônios: São eles que promovem o crescimento e o desenvolvimento, respeitando os limites determinados geneticamente. Os principais hormônios são: somatotropina ou GH, tiroxina, somatomedinas, insulina e prolactina.

Nutrição: O organismo necessita de matéria e energia proporcionada pelos nutrientes como proteínas, lipídios e minerais (principalmente vitaminas A,D,E,K) para crescer e se desenvolver normalmente. 

Fatores como clima, ambiente familiar, hábitos culturais, condição sócio-econômica, também interferem no crescimento e desenvolvimento.


Ritmo

A velocidade do crescimento varia nas diferentes idades. De 0 a 2 anos há um crescimento rápido, depois um período lento se mantém até cerca de 11 anos nas meninas e 13 anos nos meninos. A partir daí o ritmo se acelera na puberdade e logo depois diminui até se completarem o crescimento e o desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário